Todo mundo sabe que a internet é um espaço a se explorar. E que ela é inevitável também. E você, já ouviu falar de live shopping ou mesmo live commerce? Ela feita por uma transmissão em vídeo, onde as marcas apresentam produtos e os clientes podem comprar em tempo real, muitas vezes, sem nem sair da tela onde estão.
Os números de vendas impressionam em todo o planeta já que impera o otimismo das empresas que acolheram esse formato. Na China, as vendas chegaram perto de US$500 bilhões. Os Estados Unidos ficaram com US$20 bilhões. E nada menos do que 47% dos britânicos já compraram algum produto por live commerce em 2022.
Mas e no Brasil que nos interessa, como funciona? O sócio-diretor da Gouvêa Malls, Luiz Alberto Marinho explicou em artigo que durante o Vtex Day, a equipe da Mimo lançou a primeira edição do seu Live Shopping Report e recomendou que ela acontecesse no site da marca, e não nas redes sociais. A conversão informada pela turma é 10 vezes superior às feitas em outros ambientes.
É necessária também a presença de dois apresentadores, de preferência influenciadores. No caso, o primeiro deve ser alguém que conheça o produto tecnicamente e o outro, capaz de gerar tráfego e engajamento para a transmissão. Transmissões melhores para o setor de moda são às terças-feiras, de beleza na quarta, casa e decoração na quinta.
Os vídeos apresentados devem ser simples para garantir a conversão. O desconto tem que ser superior a 20% para alcançar a meta de vendas. O live shopping também pode ser feito em shoppings com alguém do marketing ou vendedor, e caso tenha um influenciador, que ele faça um passeio e dê dicas de presentes ao visitar as lojas. E nos centros comerciais, para que a construção desse hábito seja bem visto junto aos clientes.
O Bretas Supermercados mesmo se prepara para a live de São João, que acontecerá no dia 28/06. Veja aqui: https://abre.ai/gm6L. Outra marca que sempre faz live de novidades e reposições é a Loja Vivian Delgado. Acompanhe: https://abre.ai/gm6V.
コメント