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  • Por Redação

Faltam profissionais de Marketing de produtos nas companhias, aponta pesquisa


Pesquisa Panorama de Product Management 2022, realizada pela PM3, escola de referência na educação de produtos digitais no Brasil apontou que 40% das empresas não possuem um profissional de Marketing de produtos nos quadros das companhias, apesar de ser uma função essencial para as empresas. O estudo ainda ressaltou que as pessoas que atuam com Produtos Digitais, 16,5% vieram das áreas de Marketing ou Comunicação.


Empresas como Livup Atlassian, Loft, SimilarWeb, Quinto Andar e Vtex possuem times de Product Marketing, mas muitas companhias nacionais ainda não sabem como direcionar os profissionais em seus planejamentos por não entenderem a função. A head de Marketing da PM3, Paola Behs explica que apesar de ser uma posição muito estratégica, ainda há desconhecimento sobre como o segmento funciona no Brasil, ou qual o escopo das equipes. “A função é direcionar, posicionar e estruturar a trajetória do produto, com suas diferentes facetas em relação ao consumidor e ao mercado”, disse.


Paola conta que dentre as prioridades do profissional estão a construção de personas, o entendimento do cliente por meio de pesquisas constantes, o planejamento de lançamentos (go-to-market) de novos produtos ou features, a realização de análises de métricas e benchmarks, a coordenação de atividades gerais de marketing relacionadas ao produto e o ajuste constante de estratégias de acordo com o comportamento dos usuários.


A função é bem específica já que o profissional de marketing tradicional acompanha os negócios de modo generalista, se volta para a atração e conversão do público-alvo. Sem ter um vínculo específico com o produto, de acordo com Paola, a atuação é focada na marca com a visão da organização, pela realização de campanhas, interação com o cliente, na geração de leads ou mesmo na comunicação pelo site e eventos.


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