Você é um profissional de marketing ou conhece algum em seu círculo? Com a Inteligência Artificial em alta, ela pode revolucionar a maneira de trabalhar e você pode estar utilizando ferramentas de IA agora mesmo. Vamos conhecê-las? Primeiramente precisa conhecer os quatro tipos de inteligência artificial que são: máquinas reativas, memória limitada, teoria da mente e autoconsciência.
A IA pode ser categorizada por função e capacidades, e aí, você adiciona mais três à mistura: inteligência estreita (ANI), inteligência geral (AGI) e superinteligência (SGI). A redatora júnior da HubSpot, Erin Rodrigue e o gerente de conteúdo, Flori Agulha, explicam sobre os quatro tipos abaixo:
👉 Máquinas reativas: reagem e respondem a diferentes solicitações. É utilizado no design de jogos para criar oponentes e alimenta muitas ferramentas de marketing. Um exemplo são os chatbots;
👉 Memória Limitada: tem a capacidade de aprender com uma quantidade limitada de dados ou feedback. Um exemplo é o ChatGPT. No Marketing, a IA de memória limitada pode ser utilizada para analisar grandes quantidades de dados, ajudando os profissionais de marketing na tomada de decisões inteligentes sobre estratégias e táticas;
👉 Teoria da mente: existe apenas como conceito mas representa uma classe avançada de tecnologia que pode entender os estados mentais dos humanos. Se a pessoa gritar com o Google Maps porque perdeu uma curva, ele não ficará ofendido ou oferecerá apoio emocional, e sim, encontrará uma nova rota. A ideia por trás da teoria é criar máquinas que possam interagir com humanos;
👉 Autoconsciente: é vista como a próxima fase na evolução da teoria da mente onde é possível que máquinas reconheçam emoções humanas, tenham as próprias emoções, crenças e necessidades.
Saiba mais sobre as fases da IA e os principais tipos em marketing: https://abre.ai/f6Mm.
Comments