O novo mercado é a importância da conexão da marca com o público e foi discutido na Viasoft Connect, na última quinta-feira, 22/06. O palco Rocket Stage contou com a presença da product owner da Globo, Patrícia Kuhn, para uma palestra sobre as mudanças no cenário atual do mercado e os desafios do marketing 5.0.
Ela explicou que estamos vivendo em um mundo BANI (frágil, ansioso, não-linear e incompreensível), em que tudo acontece de forma rápida e volátil. Por isso, é importante a busca por inovação e conhecimento para acompanhar as mudanças. No cenário atual, estamos saindo do Marketing 4.0 e indo para o Marketing 5.0, que é baseado em dados, adiciona o poder das tecnologias a favor da humanidade, trazendo o posicionamento mais aprofundado para as empresas, agregando valor de marca e gerando valor para a jornada do cliente, a chamada experiência.
Existem três grandes desafios do Marketing 5.0 que representam o abismo entre as gerações, polarização da prosperidade e fosso digital. Patrícia disse que é preciso entender a identidade do consumidor para alcançá-lo e a elevação dos custos faz os consumidores reavaliarem seus gastos, especialmente os não essenciais.
Portanto, o momento atual exige criatividade, agilidade e empatia das marcas. Alguns fatores devem ser levados em conta como a ancestralidade, localismo e novas referências não ocidentais. É importante manter a veracidade e o propósito de buscar as referências, observando as tendências e sempre com a comunicação verdadeira com o público. Patrícia finalizou dizendo que o novo marketing trouxe um cenário com diversas possibilidades e é preciso descobrir como trabalhar todas elas.
Comments