Para 2023 teremos sete principais tendências para o segmento de marketing digital. Então palavras como cookieless, novos influenciadores e inteligência artificial serão vistas em muitos locais. A gerente de marketing digital Julia Jarussi elencou as principais já que para ela, a crescente adesão à modalidade pode ser explicada e existe uma revolução no mercado de consumo e no comportamento do consumidor.
De acordo com a Pesquisa Marketing Visão 360º, conduzida pelo Mundo do Marketing, em parceria com a TNS Research International, cerca de 90% de todas as empresas do mundo - e a maior parte delas é do Brasil - utilizam o marketing digital. O estudo ainda mostra que mais da metade, o que corresponde a 54% das empresas que entendem que o setor é indispensável são de pequeno porte, com até 99 funcionários.
Para Julia, é preciso ficar atento às tendências que mudam a cada ano e que o ano de 2023 é o momento de acompanhar as tecnologias de dados, a IA e o tão falado metaverso. Na espera também por grandes novidades, ela expõe os seguintes tópicos para os próximos nove meses:
1 - Cookieless - a explicação é de que ao captar os dados dos usuários, Google e Facebook, e ao oferecer aos anunciantes, as empresas podem conhecer melhor os consumidores e segmentar as estratégias de marketing;
2 - Conteúdo de qualidade - histórias reais vão movimentar conteúdos informativos e relevantes atribuindo o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo ao valor entregue aos consumidores, na redução do ritmo de produção e foco na qualidade;
3 - Streaming de vídeo - os vídeos tomaram conta da internet, se consolidaram, e a tendência está voltada para a necessidade de criação de novos formatos de parcerias comerciais e publicidade nas plataformas, além de live streamings, a transmissão ao vivo de conteúdo com promoções de venda, inclusive;
4 - Social commerce - as novas gerações já buscam informações dos produtos pelas redes sociais mais do que os mecanismos de busca. O Instagram já possui uma ferramenta de vendas, sua Loja, e este ano deve disponibilizar globalmente o Instagram Checkout com a possibilidade de finalizar as compras sem sair do aplicativo;
5 - Novos influenciadores - há o surgimento de novas modalidades de influenciadores como atletas, virtual influencers e os próprios colaboradores das empresas;
6 - Metaverso - com os influenciadores virtuais e o social commerce, é possível alavancar as vendas no cenário virtual;
7 - Inteligência Artificial - a gerente cita sobre o ChatGPT que digita o que procuramos, mas não substitui os profissionais. Na visão dela, as empresas e profissionais de marketing devem ficar atentos às inovações para que possam se reinventar e acompanhar as realidades que surgem.
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