top of page
Por Redação

4 pontos que diferenciam assessoria de imprensa de marketing


Muitas pessoas ouvem falar dos termos, mas confundem seus significados. Mesmo que desempenhem um papel essencial na construção da imagem de uma empresa, produto ou marca, a Assessoria de Imprensa possui objetivos, estratégias e abordagens diferentes do Marketing.


Segundo o Manual de Assessoria de Comunicação da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), explica que a assessoria de imprensa é um serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral, como jornais diários, revistas semanais, mensais, especializadas, emissoras de rádio, TV, agências de notícias, sites e portais de notícias.


Responsável por gerenciar a comunicação entre a organização e a mídia, visando fortalecer a imagem positiva na sociedade. Já o Marketing está focado em promover produtos e serviços para o consumidor. Vejamos quatro pontos que diferenciam os termos:


1 – A assessoria de imprensa trabalha continuamente pela relação com a mídia, visando um bom relacionamento com jornalistas e veículos. O marketing trabalha propondo a venda de produtos e/ou serviços, aumentando a visibilidade da marca na atração de clientes.


2 – A assessoria elabora releases que são textos de divulgação para a imprensa com novidades, informações, eventos e assuntos relevantes do assessorado. O marketing cria campanhas, anúncios em diversos meios dentro da publicidade, abordando o público que se deseja alcançar.


3 – A assessoria desenvolve e implementa estratégias para gerenciar crises, lidar com situações que possam prejudicar a imagem da empresa. Com o desenvolvimento de promoções e ofertas, o marketing tem como ponto a elaboração de campanhas que estimulam as vendas e conquistam clientes.


4 - A assessoria acompanha o que vem sendo publicado sobre o assessorado e avalia este impacto dentro do monitoramento de mídia. O marketing está de olho na análise de comportamento do consumidor, nas tendências do mercado para reajustar as estratégias. Criar uma identidade de marca forte consiste em possuir elementos como logotipo, slogan, posicionamento, conversões e estratégias direcionadas ao consumidor final.


Assim, cada um assume o seu papel fundamental para o sucesso empresarial, baseando-se em desempenhos únicos e estratégicos na empresa.

 

 

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page